Assistência ao Estomizado

Assistência ao Estomizado

Assistência ao estomizado

Como é o tratamento especializado de feridas na CLÍNICA CURATIVOS para pacientes portadores de estomas (colostomias, ileostomias, urostomias, gastrostomias, jejunostomias, cistostomias)?

Estoma é uma palavra de origem grega que significa ‘abertura ou boca’.
É o resultado de procedimentos cirúrgicos, podendo ser definitivas ou temporárias, conforme a patologia do paciente.

Os estomas são realizados para exteriorizar órgãos, como o intestino ou ureter, com o objetivo de desviar as fezes ou a urina, geralmente em pacientes portadores de câncer de intestino, obstrução intestinal, diverticulite, traumas abdominais que atingem o intestino e aparelho urinário, má formação intestinal, câncer de bexiga dentre outras patologias.

Nestes casos, o paciente utiliza, por um tempo determinado ou permanentemente, dispositivos coletores das fezes ou da urina, denominados de ‘bolsas de estomias’, que permanecem aderidas ao abdômen, sendo esvaziadas conforme a quantidade de fezes ou de urina produzidas.
É muito comum que estas bolsas sejam fixadas incorretamente, o que traz graves problemas aos pacientes.

Dentre os problemas mais comuns estão o vazamento das fezes e da urina e as lesões na pele nos locais em que as bolsas estão aderidas.
As principais complicações:

  1. Dermatites;
  2. Lesões pseudoverrucosas (verrugas que sangram em volta do estoma);
  3. Necrose do estoma;
  4. Descolamento mucocutâneo.

A CLÍNICA CURATIVOS possui profissionais especializados para atender corretamente tais complicações, através da indicação de dispositivos coletores adequados para cada paciente.

Vantagens de um atendimento especializado:

  • trocas com menor frequência, diminuindo os riscos de problemas com a pele;
  • diminuição dos custos;
  • melhora na qualidade de vida, garantida pela adequada mensuração do estoma, recorte correto da placa adesiva e aplicação correta.

Para nós, a segurança do tratamento é requisito essencial para a qualidade de vida do portador de estomia, possibilitando a ele uma vida social ativa, o que inclui o trabalho, a diversão, as práticas de esportes, participação em eventos sociais, festas, viagens e tudo o que ele desejar.