DÚVIDAS NO TRATAMENTO DE FERIDAS

DÚVIDAS NO TRATAMENTO DE FERIDAS

Dúvidas comuns no tratamento de feridas

1 –  Como as feridas devem cicatrizar?

O processo de cicatrização envolve a produção de novas células pelo organismo, junto com o tratamento da patologia causadora da ferida. Neste processo, é necessário a utilização de curativos/coberturas adequados para garantir o ambiente ideal e para acelerar a divisão celular.

2 – Princípios de cicatrização das feridas

A cicatrização ocorre de forma interativa com o organismo. Para que ocorra adequadamente, é necessário a utilização de nutrientes que proporcionem e acelerem a produção celular, e também a aplicação da terapia tópica. O curativo ideal deve manter a umidade da lesão e permitir a limpeza e remoção de debris, sem destruir as células neoformadas.

A terapia tópica consiste na limpeza das lesões, realização de debridamento e a aplicação da cobertura ideal. A indicação da terapia adequada varia de acordo com a origem, a localização e o tamanho da ferida.

A seleção do tipo de curativo é realizada com base em suas propriedades físicas (mecanismos de ação), que proporcionam a aceleração da cicatrização conforme o estágio em que se encontra a ferida. Para cada estágio, deve-se utilizar a cobertura adequada para aquele momento de cicatrização.

Os curativos devem ser alterados durante o tratamento, conforme o progresso da cicatrização, assim como o tempo de troca.

3- Como é o tratamento realizado na Clínica Curativos?

A CLÍNICA CURATIVOS busca o atendimento humanizado e de excelência.

Seguimos um protocolo que inicia pela avaliação criteriosa do portador da lesão. Depois procedemos à avaliação específica e detalhada da lesão, seguida da indicação da dieta personalizada para acelerar a produção celular. Por fim, a indicação da terapia tópica e a aplicação da cobertura (curativos) apropriada para o tipo específico de lesão e seu estágio evolutivo.

Na maioria dos casos, o paciente realiza as trocas semanais na própria CLÍNICA CURATIVOS. No entanto, principalmente para pacientes de outros Estados e cidades distantes, as trocas podem ser realizadas em domicílio, por outros profissionais ou pela família.

Para a obtenção da cicatrização completa é necessário a associação de todos estes fatores, sob o acompanhamento do profissional estomaterapeuta, que adapta o tratamento à medida que a cicatrização ocorre.

As lesões são fotografadas periodicamente e enviadas para o e-mail do paciente e do médico.  Esse diferencial é importante para o controle da evolução do quadro clínico do paciente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *